Comida Saudável

banner_central_culinaria_japonesa

Comida Saudável

Atualmente muito se fala em vida e alimentação saudável. Pois bem, a culinária japonesa, que tem origens milenares, é justamente aquilo que se busca como fonte de saúde. Saiba mais sobre as propriedades de alguns alimentos muito consumidos na culinária japonesa e o que eles podem fazer para melhorar a sua saúde:

SASHIMI (Peixe cru)
Em seu óleo existe um tipo de ácido que reduz o colesterol e previne a hipertensão e a arteriosclerose. Algumas espécies, como o salmão, também possuem o ômega 3 que reduz a ocorrência de câncer de mama e de pele.
118 KCAL, 1 posta média de salmão.

SUSHI
Oferece os mesmos benefícios do sashimi com a vantagem de agregar os de outros ingredientes como o arroz com vinagre, que ajuda a ativar a circulação sanguínea.
102 KCAL, 40g.

WASABI (Raiz Forte)
Graças ao composto isotiocianato, responsável pelo forte sabor. Impede a ação das bactérias e ajuda a prevenir as cáries. É usado em pequena quantidade, geralmente com sushi e sashimi.
0 KCAL.

SHIRÔ GOHAN (Arroz branco tipo japonês)
Alimento fundamental na cozinha japonesa, possui ferro, tiamina e nianicina. Contém ainda
a maioria dos aminoácidos essenciais (os que não podem ser sintetizados pelo corpo, mas são indispensáveis para o seu bom funcionamento). Também combate a azia.
34 KCAL, a colher de sopa.

SHIITAKE
Esse cogumelo estimula a produção das células de defesa do organismo. Sua eficácia é levada tão a sério que os médicos japoneses o receitam para os pacientes de quimioteerapia.
2 KCAL, a colher de sopa.

SHOGA (Gengibre)
Gingerol e shogaol são os principais ativos dessa raiz, que possui efeito bactericida. Fortalece o sistema de defesa do organismo e possui ação antiinflamatória. Também é um ótimo digestivo. É consumido em conserva ou como acompanhamento de sashimi.
15 KCAL, cada 50g.

KONBU (Alga marinha seca)
Rica em sais minerais como cálcio, potássio, iodo, fósforo, ferro emagnésio, além de fibras. Ajuda a baixar a pressão e a combater a prosão de ventre.
20 KCAL, cada 20g.

MOYASHI (Broto de Feijão)
Alimento rico em fibras e vitamina C. É consumido cru ( em saladas regadas com molho shoyu) ou cozido, com carnes e legumes. Aumenta a produção de células de defesa do organismo.
25 KCAL, 1 PIRES.

BANCHA ( Chá verde)
Estudos no Japão mostram que pessoas que tomam pelo menos cinco xícaras de chá verde por dia têm menos tendências ao derrame.
Ajuda no bom funcionamento digestivo, por causa da presença de substâncias chamadas catequinas. Possui ação bactericida e antioxidante e impede a proliferação de células cancerígenas. Ajuda a manter a saúde dos dentes e a prevenir cáries, pois contém flúor.
0 KCAL.

MISSOSHIRO (Sopa de Soja)
Diz-se que uma tigela dele equivale a um dia a mais de vida. Na receita, pasta de soja, algas, vegetais, tofu e peixe desidratado. É antioxidante, garante o bom fuincionamento do intestino e do cérebro.
96 KCAL, 300ml.

TOFU (Queijo de Soja)
É a fonte de proteína, minerais e vitaminas. Ameniza os sintomas da menopausa, protege contra o câncer e previne a osteoporose. Também ajuda a diminuir os riscos de problemas cardíacos.
60 KCAL, uma fatia de 30g.

WAKAMÊ (Algas)
Melhora o funcionamento do sistema imunológico. A alga Nori ajuda na cura de úlceras.
A maioria dos tipos de algas possui atividade anticancerígena.
Atenção e cuidado para pessoas que devem evitar iodo, pois esses alimentos são ricos deste componente.

Fonte: Dieta Já! | Fonte: Dra. Érica Watanabe